Endereço do blogue........peroracao.blogspot.com

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Que viva o Teatro....


TMA mantém a estreia de «Timão de Atenas»
Apesar do recente falecimento de Joaquim Benite, a Companhia de Teatro de Almada mantém a estreia absoluta em Portugal de «Timão de Atenas», de Shakespeare, no próximo dia 20 de Dezembro. A direcção do espectáculo ficará a cargo de Rodrigo Francisco, assistente de Joaquim Benite desde 2006, e que assumirá a Direcção Artística da Companhia de Teatro de Almada e do Teatro Municipal de Almada a partir de 2013: o TMA apresenta a sua programação anual em Janeiro, na qual serão anunciadas co-produções com o Teatro Nacional D. Maria II, o Teatro Nacional S. João, o Theatro Circo de Braga e o Cine-Teatro Constantino Nery de Matosinhos. Rodrigo Francisco assumira já este ano, dado o afastamento de Joaquim Benite por motivo de doença, a programação 2012 do TMA e do 29º Festival de Almada. A média de espectadores da CTA aumentou de 138 espectadores por sessão em 2011, para 197 espectadores por sessão em 2012: «O mercador de Veneza», de Shakespeare, com encenação de Ricardo Pais, foi o último grande êxito apresentado em Almada.
Rodrigo Francisco (n.1981) é formado em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade de Lisboa e estreou-se na escrita para teatro com “Quarto minguante” (2007), que conheceria uma versão televisiva para a RTP e duas traduções – em Espanha, pela revista «Primer acto», e em França, pela editora Éditions l’Oeil du Prince. Escreveu ainda “Tuning” (2010), peça nomeada pela SPA para o Prémio de Melhor Texto de Teatro Português estreado nesse ano.
Foi assistente de Joaquim Benite em encenações de textos de Molière, Saramago, Bernhard, Brecht, Shakespeare, e Feydeau; e nas óperas “A clemência de Tito” (2008), de Wolfgang Amadeus Mozart, “O doido e a morte” (2009), de Alexandre Delgado, a partir de Raul Brandão, e “A rainha louca”, igualmente com libreto de Alexandre Delgado. Assinou a sua primeira encenação em 2011, com “Falar verdade a mentir”, de Almeida Garrett, a que se seguiu, em 2012, “Dança de roda”, de Arthur Schnitzler. Prosseguindo o trabalho realizado por Joaquim Benite desde o início da actividade da CTA, coordena as publicações editadas pela Companhia de Teatro de Almada, para as quais tem contribuído com textos da sua autoria.

Timão de Atenas

de William Shakespeare
Encenação de Joaquim Benite com Rodrigo Francisco
Intérpretes Luís Vicente I Marques D’Arede I Paulo Matos I Ivo Alexandre I André Gomes I Alberto Quaresma I Manuel Mendonça I Miguel Martins I João Farraia I Pedro Walter I Celestino Silva I Ana Cris I Joana Francampos I Jeff de Oliveira
Versão dramatúrgica, segundo uma tradução de Yvette K. Centeno
Cenário Jean-Guy Lecat
Figurinos Sónia Benite
Desenho de
Luz José Carlos Nascimento
Voz e elocução Luís Madureira
Movimento Jean-Paul Bucchieri
Consultoria musical Fernando Fontes

Calendário:

20 a 22 de Dezembro e 9 de Janeiro a 3 de Fevereiro de 2013
Sala de Principal M/12

Quarta a Sábado 21h30 e Domingo 16h00 

Duração aprox. 2h00 com intervalo
Preço 6 a 15€

Reservas 212739360

Sem comentários: