Endereço do blogue........peroracao.blogspot.com

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Mau tempo...




O tempo tem estado carrasco e há uma porção de semanas que não vou a Peniche. Isso está a alterar-me os ritmos biológicos. Preciso daquele ar pesado e forte, puro e agreste, que vem do Mar. Transporta não só aromas mas poesia, estados d'alma.... Este intercalar disso, com o "rame-rame" diário, faz o tempero da minha personalidade. Onde se misturam sem colisão, a cultura "pata-e-corno" de V.F. Xira e a marítima de Peniche. Há dois anos consecutivos que passamos o ano com os nossos vizinhos e amigos em Peniche. Mas este ano a SrªD. Anita espanholada, tem medo do tempo que não para de fazer caretas. e ela acha que eu sou de estufa, porque este ano já agarrei uma constipação brava, ele tem medo que reincida e volte a dar em pneumonia, como daquela vez em que uma pneumonia estabeleceu a fronteira entre ser um rapaz saudável, e aquela sucessão de enfermidades que ainda não acabou. Vamos com calma.... Efectivamente Peniche é bem mais húmida que a nossa casa daqui. As minhas naturais dificuldades de mobilidade, fazem o resto. Ir para Peniche e estar agarrado em casa, porque a chuva me impede de sair, não é opção que valha. Habituei-me a correr tudo o que são falésias, e caminhos, e para mim Peniche é sobretudo isso. Se o tempo não me deixar sair, estar em casa em Peniche é ficar agarrado ao computador e à TV. Ora para isso fico em casa também estou agarrado ao computador mas a TV tem muito maior diversidade de canais e tem um "ecrãm" muito maior. Áh.... E também tenho mais livros em casa.

                                    António Capucha

                Vila Franca de Xira, 20 de Dezembro de 2012

Sem comentários: