Endereço do blogue........peroracao.blogspot.com

sábado, 22 de dezembro de 2012

Filhós...



O grande desafio é amassar filhós. A minha mãe que Deus tem, fazia-o com uma "perna às costas", pela simples razão de que sabia o que esperar a cada momento da sua feitura. Ora eu, vou para isto completamente às escuras, sei lá em que ponto deve estar a massa, para repousar, melhor, levedar. Quero fazer obra asseada, disso não restam dúvidas. As melhores descrições encontradas na net, são demasiado vagas, assim do tipo: Quanto mais sovada estiver a massa mais leves ficam as filhós.... E o que é que isso quer exactamente dizer? Nada me diz que as filhós irão ficar leves e saborosas. Será que tenho que sovar a massa durante um dia inteiro? Não, a minha mãe não precisava de um dia inteiro para obter aquelas maravilhosas filhós. será que os cânticos de Natal beirões que ele cantava desempenhavam algum papel nisso? Pois vá o diabo sabê-lo! Provavelmente usar um determinado vigor de batida durante a duração de um determinada moda, ou conjunto de cânticos, é o segredo. Mas nunca o saberei.....  Há uma possibilidade num milhão de acertar. Tenhamos alguma fé, um gajo que fintou a morte  uma paulada de vezes, há-de por força, ser capaz de produzir alguma coisa.... Depois vos direi como me saí......

                                  António Capucha

              Vila Franca de Xira, 22 de Dezembro de 2012

1 comentário:

Paula disse...

Quem me dera comer uma!!