Endereço do blogue........peroracao.blogspot.com

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Natal.





Por esta altura Há cinquenta anos atrás na longínqua Tinalhas, aldeia beirã onde moram as minhas origens, como dizia por esta hora, raparigas saudáveis de braços nus, batiam a massa das filhós, enquanto nós os rapazolas aguçávamos o apetite, impelidos nas ondas odoríferas que vinham da cozinha. As cantigas de Natal enchiam o ar. enebriávam-nos de mistura com o cheiro a aniz das broas e da fritura das filhós, perfumes e sons que preencheram a minha infância, forjaram a minha cultura e escala de valores. Essa magia nunca me abandonou, é sempre um dia mágico que se renova todos os anos. Esteja onde estiver, são estes os cheiros e sons que me invadem. O Natal comercial dos centros e  super mercados impõem-se como inevitáveis, mas pouco podem contra estas  memórias, cada vez mais vivas. À medida que o tempo passa, mais se acentuam, mais presente vai ficando. Mais quentes e queridas são as memórias. Mais o coração se abre..... Feliz natal para todos.

                                          António Capucha

                      Vila Franca de Xira, 24 de Dezembro de 2012

Sem comentários: