Endereço do blogue........peroracao.blogspot.com

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Os meus herois.




Em demanda do desconhecido, calcorreando montes e vales, atravessando a vau rios e riachos, sem molhar as nobrezas, coisas que trago agarradas a mim e de mim fazem parte. E numa perna apenas. Isso digo eu, e apenas o digo porque falar é fácil para mim, se fosse como muitos o são: os acometidos por AVC’s. falar seria o diabo. Tão diabólico como andar, saltar à corda, ou tocar guitarra. Imaginemos que  tínhamos tido uma profissão tão exigente como ter sido contabilista. E que vítima de imponderáveis que não queremos nem controlamos, de repente nos vimos incapazes de sequer soletrar um simples nome. Quem resistirá a tamanha devastação? Eu acho que sucumbiria debaixo de semelhante peso. E venha o mais pintado dizer que não! Que eu lhe chamo mentiroso. Se fosse privado de falar com coerência, e escrever com desembaraço, o que quero dizer, seria um vegetal. Ainda por cima daqueles que só dão para sopa de letras. Nem um misero caldo verde, daria para cozinhar.
E, querem saber mais, essas pessoas existem, e têm personalidade, e embora não os nomeie por respeito a´sua privacidade, têm nome e continuam a lutar para recuperar as anteriores capacidades. Julgo estar dispensado de dizer o quanto respeito essas pessoas. Quase  se pode dizer que as amo. Não como amo os meus filhos ou a minha mulher, mas amo-os efectivamente. Só visto. Não sei contar melhor.
É por essas e por outras que me custa ouvir os eternos velhos do Restelo à mesa da refeição dizer mal de tudo e todos, e que assim é que seria bom ou que desta forma não vão a lado nenhum . Engrossar esse voserio, seria trair os esforços dos que penam o diabo para melhorar. Falar de barriga cheia, é o que é. Não é por simplismo, que não prevelígio, a maledicência, Não! É por respeito pelos que lutam. Mudos e quedos, sem um queixume. Tenazmente e sem desfalecimento. SÃO OS MEUS HEROIS! Que me perdoem os tantos e tantos que me merecem respeito, mas estes têm um cantinho especial no meu coração.

                          António Capucha

                 Montijo, 21 de Agosto de 2012

Sem comentários: