Endereço do blogue........peroracao.blogspot.com

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Isto hoje está bravo.





Isto hoje está bravo!
Num belo dia na terra do nunca, decorre uma interminável "estória", tão velha quanto o mundo o há-de ser.
Posta em seu sossego, estava uma bela criatura deitada sobre a relva viçosa daquele vale verdejante, aproxima-se o sapo concho, não confundir com sapo coxo, porque isso seria dramático, e pergunta-lhe: Minha querida , a senhora é que é a bela adormecida, Não!.... Responde a interpelada, por detrás dum sorriso. Eu sou corista ali do Maria Victória. Sim mas o que eu queria fundamentalmente, era saber o que acontecia se a beijasse. Ela pondo-se de pé num salto gritou: O mais provável é levares um chapadão nas ventas, ora não querem lá ver o cabrão do sapo..... Isto, digo eu, seria de esperar, mas o pobre não sabia porque não era daquela "estória". O grilo falante que passava por ali e que tem a mania de dizer coisas, por isso é falante, disse: sinceramente já não se sabe o que é feito das boas "estórias". ainda há dias um petiz me perguntava se eu lhe podia contar a "estória" da Cinderela Cravo e Canela, lá lhe fui dizendo que tal personagem não existe, há memória de uma Cinderela , mas esta não é cravo e Canela. Cravo e Canela é outra chamada Gabriela, que foi criada pelo Jorge Amado, e que relata a "estória" dos amores da Gabriela e de seu Nacibe um Turco que aliás era líbio. E demais isso é uma "estória " para adultos. Não queres antes que te conte a estória " da Capuchinho vermelho? Essa é bonita. A Capuchinho, que dizem as más linguas, ser uma rapariga que dava umas baldas, envenenada pela pérfida avózinha, ia ao pulinho, ao pulinho, pela floresta escura, quando num ápice, se vê cara a cara com o João Tabefe, que praticamente a tirou das dentuças do Lobo Mau que era um rabicholas daqueles que vagueim pela floresta para ver o que dá. Sabes tu quem era o João Tabefe? Pois.... Pouca gente sabe. Ele é um personagem criado pelo autor destas linhas,  há uns anos, e de cujo amor ardente entre a Capuchinha e o tal João, será o autor, descendente. Alega. Como não há como provar o contrário, vamos dá-la como boa e verídica.
 Eu bem avisei que isto hoje estava bravo!......
.Não acertas uma......

                                    António Capucha

                          Montijo, 24 de Agosto de 2012

Sem comentários: