Endereço do blogue........peroracao.blogspot.com

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Dia da paz


Neste dia internacional da paz, ocorre-me dizer que a paz, o haver paz, ou estar em paz, não é simplesmente a ausência de guerra. Temos visto nos tempos que vão correndo, pastosos e peganhentos, de tudo menos paz. Paz e progresso humano , cultural, económico e tudo, andam de mãos dadas. 
Não falo a nivel pessoal, íntimo, nesse particular, pode dizer-se sem sombra de erro, que estou em paz comigo e com os demais. E a esmagadora maioria das pessoas das minhas relações estão também em paz comigo. Nada que me preocupe portanto. 
A verdadeira paz é um processo activo como uma fogueira que carece permanentemente de ser alimentada, ou extinguir-se-á. Infelizmente à escala internacional, em vez de uma fogueira bem alimentada, trata-se de encher um balde furado, como um passador. As guerras rebentam como cogumelos um pouco por todo o lado, onde o progresso não sustentado e mantido, isto é: A miséria mais atroz, campeia impunemente. Mas os povos não são miseraveis porque querem ou porque não trabalham, são-mo sobretudo porque são explorados e oprimidos pelos mais poderosos, que ganharam as guerras que precederam essas pazes podres. o método é sempre o mesmo. E vem a repetir-se desde que o homem ascendeu à categoria de civilizado. Claro que isto é alcunha. Presentemente, nós portugueses, provamos grossa fatia deste bolo podre que nos é servido  pelos donos do Mundo, ou seja : Os senhores da finança internacional. Incultos ,brutos e broncos até à medula, que enriquecem à custa das misérias que vão semeando um pouco por todo o lado. Levarão a melhor? Está nas nossas mãos e ganas!. Bem unidos façamos, esta luta final. Uma terra sem amos.... Fazer activamente a paz, pode passar por fazer um guerra sem quartel aos senhores da guerra, ou aos que lucram com ela.
Construamos activamente a paz, sólida e urgentemente. Construída em pedra, como as pirâmides, cimentada com amor. Não há alternativa.


                                    António Capucha

               Vila Franca de Xira, 21 de Setembro de 2012

PS:- Querida Marta, quero me faças o favor de trazer a D Teresa a ler este texto. É o seu exercício diário de leitura. Obrigado.
Como sabes, podes usar estas linhas como muito bem te aprouver.
Um beijo....
Capucha

1 comentário:

Miss Sensual disse...

Descanse carissimo amigo Capucha que a D. teresa irá diariamente ler os seus post :D ela e eu claro... Muita força e beijinhos desde lado do Montijo

Marta Santos