Endereço do blogue........peroracao.blogspot.com

domingo, 30 de setembro de 2012

Não há bela sem senão.


peixe aranha


Este é o mês de eleição em Peniche. Fruto de um fenómeno de fim de Verão, uma corrente oceânica de água mais quente, proveniente do golfo do México atinge a costa Noroeste da Península Ibérica. Isso é detectável no banho e na lota. A sardinha por exemplo, é duma outra espécie, grande e gorda, daquelas em que sai a pele toda inteira com facilidade, as douradas e robalos estão gordos e saborosos e de um modo geral é a altura ideal para grelhar qualquer peixe. Claro que não me faço rogado, ainda hoje me bati com um carapau mais gordo que um porco preto alimentado a bolota. Lambi-me todo! A D.ª Anita, pessoa muito fina, diferente de mim que como é sabido tenho um bocado de tendência para o "casca grossa", para quem carapau basta, no entanto gente fina come robalos e douradas e espada preto E quando desce à sardinha é mas  desta, da "groumet", desta estação. Esta fase de fim de verão, só tem um defeito, isto não há bela sem senão, com a água mais quente vem também o peixe aranha. Cujo dizem fazer uma boa caldeirada, mas eu acho que isso é só por vingança. Àh picaste-me, vais p'rá panela. Mas aquilo é bicho tão pequeno que deve dar muita "mão d'obra" para comer. Nunca provei , nem faço tenções de comer. O que ele de facto faz é enterrar-se na areia e nós inadvertidamente, pisamo-los, os seus espinhos urticantes fazem o resto, são dores de meia-noite.
No tempo em que íamos à praia com os miudos, era obrigatório nesta época levar uma lata de "spray para as dores para prevenir uma pisadela no peixe aranha. 
Bicho malvado.....


                               António Capucha

                    Peniche, 30 de Setembro de 2012

2 comentários:

Paula disse...

Olha q'eu nunca tinha visto um Peixe Aranha!! E espero nunca ver ao vivo!!!

António Capucha disse...

Tu ainda não viste muita coisa.Precisas que te abram os olhos, e esperemos que em matéria de abrir o quê.... Fiquemos por aqui.
tonica