Endereço do blogue........peroracao.blogspot.com

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Tropa Fandanga.....


Estou como a Selecção Portuguesa de Futebol, o dificil é marcar o primeiro, o resto, vem de rajada. Por falar em rajada, já vos contei que fui o encarregado de tiro da Companhia de Caçadores do RI 5. pois fui sim senhor e fui mais coisas, fui Porta Estandarte, da Unidade, Chefe das Obras, maltrapilho e mal pronto, já se sabe , isso não é novidade. E então foi assim, mais coisa menos coisa. Aquilo era uma tropa fandanga. Nos dias que eram destinados a sessões de tiro, mal acabava a formatura da manhã para contar espingardas, digamos assim, se olhasse para o lado era o suficiente para toda a gentinha desaparecer como que por milagre. Mas as balas que nos estavam destinadas tinham de ser gastas, como prova de que os tiros haviam sido dados. De modo que  a solução era ir para a carreira de tiro, com um mangas ou dois a encher carregadores e eu mais outro melro, a despeja-los para a barreira. Mais dois "Manfredos" a apanhar os invólucros que tinham que bater certo, com os tiros previsivelmente dados. Tinha é que ter a o dispor mais do que uma G3, porque aqueciam tanto que ficavam com os canos em brasa. Depois era só inventar uma classificação, e pronto estava dada a sessão de tiro da Companhia de Caçadores do Glorioso RI 5. Como mestre d'obras também não me dei nada mal. Apenas me deu algum trabalho a convencer o Segundo Comandante que a solução para o "capim" não era pôr um rancho de homens de que não dispunha, a capinar mas sim uma solução cientificamente correcta, isto é pulverizar o capim com Herbicida. Para isso fizemos uma experiência nuns tantos metros quadrados e, o bom do homem, lá ia todas as manhãs inspeccionar o estado do fenecimento do "capim". Com este ardil, ganhei um tempo precioso que me permitiu chegar entretanto à "peluda". (passar à disponibilidade)  E foi mais ou menos assim que venci as agruras da Disciplina Militar.

                                             António Capucha

                 Montijo, 17 de Setembro de 2012

Sem comentários: