Endereço do blogue........peroracao.blogspot.com

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Pedras e calhaus




Pedras e calhaus são apenas e aparentemente, uma e a mesma coisa. Isto porque pedra é de sua natureza morfológica uma estrutura amorfa e o mais das vezes, inorgânica, e que abre cabeças quando lançada pelo ar e é também a morte trágica de inúmeros passarinhos, além de ter sido a causa provável da morte do ti'manel que no dizer das gentes terá tido uma morte de passarinho.Isto é: Com uma pedrada nos cornos! 
Já um calhau , poderá ser um sujeito estúpido, sem imaginação e incapaz de qualquer criatividade. Ao contrário da linguagem que gosto de usar nestas minhas perorações, que é, fresca e cheia de nuances e variações expressivas (gaba-te cesto!!!!), que conferem aos textos uma fluidez de rápida percepção. Tudo o mais são variações sobre essa mesma forma. Sem cair na tentação da repetição (ab)surda a tudo o que seria razoável, como aquele reporter de Imprensa regional que se referia a noticias de assaltos, a todos os marginais, e malandrins em geral como: Os meliantes... Expressivo de facto, mas sempre o mesmo também chateia. Depois a temática.... A que mais rende, é o insulto desbragado (desbragado, é sem calças. Já viram a que confusões isto se presta!!!!) , insulto, dizia, a todo e qualquer ridículo, mesmo os próprios. Por detrás das palavras estão ideias e essas sim são perigosas, corroem como ácido. Quando odiamos profundamente alguém ou qualquer coisa, bem podemos dar a volta à cabeça, que não há termo suficientemente verruminoso para lhe chamar e que nos encha a medida. Vá, façam o seguinte exercicio: Pensem numa coisa ou pessoa que detestem profundamente e tentem insultá-lo, verbalmente. Verão que nada os satisfaz. Não tem mal .... É mesmo assim... Não raro a agressão física faz esse trabalho de complementar a nossa ânsia de insulto ao detestável.
E isso desopila o fígado. Pense-se neste governo de tiranetes, néscios , badamecos e imagine-se a dar-lhes uns bons pares de tabefes ao mesmo tempo que se lhes chama: Imbecis. Que fartote.... Suprema realização...... Malhar nestes meninos do coro de capados cantores de hossanas à Srª. Merquel. Estão a ver o filme? Aqueles pichas de lata de batinas ridículas e vozes aflautadas, faces rosadas, e lábios e bimbas de querubins, a cantar hossanas. E a levar tabefes...
Magnifico.....

                                         António Capucha

                             Montijo, 14 de Setembro de 2012

Sem comentários: