Endereço do blogue........peroracao.blogspot.com

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Flores




Pensemos em flores, um pensamento extremamente simples que acorda o melhor de nós na sua singela contemplação. Acto único necessário a usufruirmos da beleza contida numa flor. Há quem lhe atribua significados específicos, tudo treta, elas, as flores, apenas querem ser belas e contempladas por isso. Mas querem mesmo, senão eram feias. É vê-las de pescoços estendidos para o Sol, supremo soberano, de tudo e mais alguma coisa que inventemos. E donde nascem? Da feia e fria terra e dum incómodo aguaceiro, que acordou os genomas duma semente, destinada a ser comida como "puvides" ou "minuins", quando muito com uma pequena ajude de estrume, que como se sabe, em boa verdade, é merda. O que quer dizer, que a natureza é uma máquina bem oleada, de transformar toda e qualquer porcaria em beleza pura e dura. 
Consideremos por exemplo, o Mar, grosso e enorme furibundo ou mansinho, apesar dos naufrágios que provoca, alguém tem a distinta lata de desdizer da sua beleza? acredito que ninguém seja indiferente à grandiosidade dos Oceanos. E se pensarmos que lá terá surgido a vida, em toda a pujança e diversidade. Se a isto acrescentarmos que a casualidade juntou diversos factores em ambiente fortemente sulfuroso, e daí surgiu a primeira célula de vida, capaz de se reproduzir. Então isso cimenta a ideia de que a mãe natureza é efectivamente uma máquina de criar beleza a partir da escória, de dejectos.
A natureza é uma enorme poesia cósmica, da qual os poetas apenas aprenderam a juntar as letras, copiando-lhe a forma, e apenas imitam-do-lhe o conteúdo, por ténue intenção mensageira. E isso acontece bem à nossa frente e debaixo dos nossos empertigados narizes. Reparemos nas coisas simples, bonitas e abandonemos a fealdade das nossas criações materiais.
Abaixo o plástico!!!!
Fora com o petróleo!!!!
vivam as flores e os passarinhos!!!!!
Viva a beleza!!!!!
Morte sumária à fealdade!!!!!


                                  António Capucha

                     Montijo, 13 de Setembro de 2012

Sem comentários: