Endereço do blogue........peroracao.blogspot.com

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Avoengo espanhol.....




Hoje é o dias de intensidades várias.A tona da vida, à cabeça de tudo o mais, acresce que é dia de anos da excelssa senhora de origem espanhola, sobre a qual estou proibido de falar neste modesto blogue. Enfim coisas!!!! Fomos almoçar ao Cabeça de Toiro, e isso valeu-nos umas quantas molhas, já que isto está de gravaneios. Agora me lembro que ainda não esclareci devidamente o que vem a ser isso de dama de origem espanhola. Vou fazê-lo já de seguida e sem demoras. Um tio da dita senhora, que mora em S. Paulo, Brasil, onde é professor da Universidade local, de qualquer coisa na área do jornalismo. Acontece que ele e as suas irmãs e minhas tiaspor afinidade,  e sogra,  tiveram um pai extraordinário, uma pessoa muito acima do comum, apesar de não ter tido uma instrução por aí além. Era ferroviário e sindicalista naquela época brava do príncípio do Século passado, e participou activamente nas históricas  greves daquele tempo. Uma personagem notável a vários niveis. De forma que o tio da minha mulher, resolveu escrever um livro sobre o seu pai. Daí meteu-se num avião e veio cá para a zona de Marvâo, investigar, e revolver o passado da família e  entre outras coisas descobriu que a fámília teve na sua origem um tetravô, espanhol, talvez Andaluz, que casando com um alentejana terá originado esta geração. Estou ansioso por ler o que ele, o meu tio Manuel Chaparro, vai escrever. Possuo felizmente algumas memórias do avô Gabriel, e sou testemunha de que ele era uma personagem e tanto. Riquissímo.... Sentado no muro fronteiro às nossas casas, simplesmente apanhando Sol, com a sua bengalita, E contando-nos "estórias" de pasmar. Eu a dar os primeiros passos na vida adulta. Sou testemunha da enormidade do Avô Gabrie

                                       António Capucha

                      Vila Franca de Xira 25 de Outubro de 2012

Sem comentários: