Endereço do blogue........peroracao.blogspot.com

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Colete Encarnado




Passado que está o S. Pedro, manda a tradição em Vila Franca de Xira que tem quase um Século, que as festas herdeiras do velhos ritos pagãosde celebração de fertilidade e das colheitas e, dizem as más línguas, que para adormecer o proletariado rural,local e os enormes ranchos de imigrantes, desde os ratinhos beirões a gente de todo o lado que vinha para as colheitas da Lezíria grande do Tejo, ao largo de VilaFranca. Que nessa ocasião: o princípio do Século passado, andava muito desinquieto e reenvindicativo, fruto das movimentações dos anarco-sindicalistas e das  tentativas de implantação da República. Face a tudo isto, que já não era pouco, os senhores da terra inventaram o Celete Encarnado para distrair a populaça e encher as panças do povo de vinho e sardinhas.
O que é certo é que Hoje todos, senhores e povo, se entregam á devassa e bebedeira normalizada e a cidade já está engalanada. É o único dia do ano em que o bafo avinhado dos homens é tolerado pelas esposas, e mães,  que constituem o coro  de gritinhos nas esperas e largadas de toiros, também é uma tradição!
Tem sempre lugar no primeiro fim-de-semana de julho  efoi a primeira festa do estilo na região. Hoje é partilhada por todas as terras rurais da região. Mas o Colete Encarnado foi o esteiro para as outras festas similares. Acresce que, a ambência taurina do fenómeno, lá na terra não é um fenómeno de direita conservadora ou revanchista. É um fenomeno eminentemente popular que é talvez o ex-libiris da terra e o maior motivo de orgulho das populações. Um dado cultural incontornável. Por mais que a terra cresça, e cresceu muito,e a sua população se diversifique, esta realidae não se altera, tal a força con que está entranhada.
Colete Encarnado, festa do povo.



                   António Capucha

          Montijo,02 de julho de 2012

Sem comentários: