Endereço do blogue........peroracao.blogspot.com

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Dia Mundial dos avós





Vou ter que esclarecer, que vou fazer um exercício de senso comum, Porque não possuo experiência no assunto. Não sou avô, embora o pudesse ser,  Bastaria que um dos meus Herdeiros o quisesse, o lembrasse de ser pai ou mãe. Se bem que se diga à boca pequena : que os filhos da minha filha, meus netos são, os do meu filho serão ou não! Que maldade, esta.
Avós tive-os e durante muitos e bons anos, agora estão os quatro desaparecidos fisicamente, e posso afirmar, que foi bom tê-los e usufruir daquela paciência quase inesgotável para aturar as nossas canalhices. Através deles recebi, por vezes sem me dar conta disso, Heranças culturais tão importantes que só a idade da razão veio a reconhecer como tal. Não saberia como sei como é a vida e as festas de um aldeia beirã, Os valores daquela gente simples e trabalhadora, vão desde as manifestações de religiosidade popular, quase primária, até à eloquência da vida comunitária. que era intensamente vivida por todos e cada um dos aldeões. Não há livro onde se aprenda isso. Os nossos avós são os nossos grandes mestres nessa, como noutras matérias. E o amor que escorria como mel, abundantemente quase sempre num só sentido, o nosso. 
Hoje em dia no entanto o papel desempenhado pelos avós na sociedade moderna, é de caracter mais prático. Dado a evolução negativa da condições de vida, torna-se quase impossível que alguém se case sem saber que tem com quem deixar os pimpolhos enquanto estão a trabalhar.. E adivinhem quem é que desempenha essa tarefa? Os avós, pois então. Que para além de tudo ainda têm, o enorme prazer de os ter à sua guarda. E assim as crianças crescem cercadas de amor. E quem os leva ao Zoo? ou a jogar na relva, ou simplesmente a brincar, já se sabe, o Avô ou a avó. Que cada vez estão mais capazes do ponto de vista físico e de saúde para realizar essas coisas. A paciência, essa, é eterna, inesgotável.
Ainda bem que assim é. Aqui deixo lavrado um obrigado muito sentido aous meus e a todos os avós do Mundo.
Bem Hajam......   

                    António Capucha

          Montijo, 26 de Julho de 2012




Sem comentários: