Endereço do blogue........peroracao.blogspot.com

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Nesta espécie de nave dos loucos, ou ninho de cucos




Nesta espécie de nave dos loucos, ou ninho de cucos, tanto faz, Há coisas de espantar. A nossa pequena comunidade, como já lhe chamei, não tem apenas estropiados, e pessoas que tiveram o azar de ser acometidos de AVC's, e que aqui recuperam as suas funções motoras e de fala, bem como todas as outras. Casos há, que justificam menos esperanças de recuperação, porque são casos de senilidade por vezes avançada e irreversivel. entre esses casos abundam comportamentos bizarros, ou simplesmente invulgares. Por exemplo: Uma senhora de etnia cigana, a pedir e implorar à assistente social que lhe fizesse uma chamada para o marido. Ora sucede que o marido dessa senhora já morreu à bastante tempo e isso já lhe foi bastamente explicado, de forma oficial e informalmente. Mas pura e simplesmente a senhora ainda não o realizou.
Depois há um sem número de gritadores que vociferam as coisas mais espantosas, um que passa uma boa parte dos dias a gritar pelas senhoras auxiliares nestes termos e a plenos pulmões: Minha senhora, Por favor dê-me um bocadinho de Nestum! Qualquer pessoa que passe pela porta do seu quarto desencadeia a ladaínha. Claro que as senhoras não lhe podem dar o nestum que ele tão delicadamente pede, porque o ancião é diabético e não pode comê-lo, nas quantidades pretendidas.
Outro berra como se o estivessem a matar, pela mâe. Dada a idade avançada do senhor, sou levado a crer que ele nem se lembra das feições da mãe, mas aquela ideia da mãe protectora, ter-lhe-há ficado bem gravada na memória. E há o caso que enche a instituição de orgulho de ter entre nós uma senhora de cento e quatro anos. É obra heim!.... E justificado motivo de orgulho e tão invulgar que merece destaque nestas crónicas.
                     António Capucha
          Montijo, 18 de Julho de 2012

Sem comentários: