Endereço do blogue........peroracao.blogspot.com

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Dia do amigo.






Hoje, é dia internacional da amizade. Amizade que só é possível atingir graças à superioridade da mente humana. Nenhum outro ser à face da terra ou nas profundezas do mar, ou a cruzar os nossos Céus possui essa qualidade. O instinto humanissimo de proteção e sobrevivência, leva-nos a estabelecer laços de união entre nós. E a amizade é dos mais nobres sentimentos da nossa condição. Estamos juntos na partilha deste planeta. e  na exploração dos seus bens. O facto de uns terem tanto e outros tão pouco deve-se à preversão, deste principio básico e em ultima analise, a falta de amizade, a um outro nível, ao nível social e comunitário. A hipocrisia das relações internacionais hoje em dia é tal, que meio mundo está em guerra com o outro meio, e sem solução à vista. Razão: A falta de amizade genuína, entre os povos, agravada pela cupidez dos seus representantes. A chamada, "real politic", não passa de um emaranhado de mentiras e rasteiras soêses e grosseiras, a que alguns "servitas" tentam dar algum sentido, guindando-a a ciência, com o nome de relações internacionais. 
Felizmente que a nivel pessoal, mesmo nas condições mais adversas, e se calhar, exactamente por isso, as amizades são frequentes e profundas, parece que quanto maior é a dificuldade, mais expressiva e profícua é a amizade. Todos nós temos amigos e isso enche-nos o coração de calor e felicidade. E é tão fácil, basta que tenhamos um feitio amigável e mais tarde ou mais cedo a amizade acontecerá. E ser amigável o que será? Ser amigável é estar predisposto a aceitar os outros, ser flexivel e autentico Como nós costumamos dizer, saber dar-se!... E felizmente há tanta gente assim. E é tão bom ter amigos, Tão confortante, entre amigos não se torna preciso pedir desculpas, porque sabemos de antemão que estão concedidas, com toda a naturalidade. A amizade entre duas pessoas depende apenas de si. Basta que ambos queiram. É portanto um acto de escolha, de todo o nosso ser, do qual resolvemos ceder um pouco a outro ser nosso semelhante, ou até dissemelhante, do outro sexo, ou diametralmente diferente.
Pela parte que me toca tenho felizmente muito amigos e amigas. Que o são por muitas e variadas razões. Mas todas boas!!!!
Entre eles um conto que, sem desprimor para os outros, do qual refiro, ter feito uma canção com base num poema de Camilo Castelo Branco, no qual o autor, refere o que se faz passar por amizade e não passa de cordialidade e maneirismos.....
è mais ou menos assim:
- Amigos , cento e dez ou talvez mais
tão zelosos das leis da cortesia......
Sopuz que não havia , mais ditoso mortal entre os mortais........
Um dia adoeci profundamente. Ceguei!
Dos cento e dez houve um somente que não desfez os laços........
Que vamos nós, diziam lá fazer. Se ele está cego não nos pode ver........ 
Que cento e nove impávidos marotos.......
Queridas(os) amigas(os), abraços e beijos, ou como diz  o Afonso: Abeijos....

                      António Capucha

             Montijo,20 de Julho de 2012

Sem comentários: