Endereço do blogue........peroracao.blogspot.com

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Rememorando.



De vez em quando, dá-me uma gana de ver textos antigos e já públicados e tropeço em alguns, que não devia, mas esqueci que existem. Republico com enorme prazer este que considero exemplar....


comida levezinha

A marmota e os feijões
Quando foi dado o sinal de partida, a pescadinha, dita marmota, lançou-se para a frente a nadar furiosamente, tal era a gana e o empenho que, habituada que estava a perseguir outros peixes, digamos que a perseguir, rabos de outros peixes, só quando o abocanhou deu conta de que afinal corria atrás do próprio rabo. Foi ao abocanha-lo, como se disse, que sentiu um arrepio pela espinha acima… Ora, o que é que levará um bom e delicado peixe, com a cauda enfronhado na sua própria dentuça? Mistérios da natureza? Não! Culinária meus senhores culinária…. Uma arte desenvolvida pelo Homem… Melhor, pelo ser humano quando decidiu fazer de si um ser sofisticado e maneirista… Mas isso é coisa que não se deve generalizar porque alguns há que persistem em manter-se denodados lambões que à cautela, em vez do debicar moderado e educado (maneirista) dos cultores da Culinária… E á degustação preferem  uma “comangada” à fartazana….
Aos lambões, como o João Tabefe, fervorosos seguidores da doutrina da “Tripa forra”. Fé inquebrantável no prato cheio, várias vezes, até ao êxtase místico da “mula cheia”. Esta coisa da Pescadinha aleijada, contorcida como um camarão, cuja não é Alta cozinha. É cozinha popular e também não é dietética, trata-se de um frito e é o mesmo que, pouco mais que nada, para a voracidade destes armários com pernas e uma cuba de fermentação de migas que manda “ventarolas”. A quem esta pescadinha pouco diz… Era muita “mão d’obra” levar quanto bastasse pela goela abaixo, sem se engasgar com uma espinha. Isto para além de por muito corredora e caçadora que ela fosse…. Nunca foi vista a puxar carroça…..
Felizmente, naquela época era pouco frequente o primor “maricas” de Alta Cozinha. Não havia portanto razões para quem assim como o Tabefe fosse, daí sobrasse alguma vergonha, ou descriminado fosse, por essa razão….   
Hoje em dia é bem mais difícil passar por decente nestes preparos glutões…. Numa manobra oportunista, e demagógica já terá surgido por hipótese, cortar a assistência pelo Serviço Nacional de Saúde às doenças derivadas das comangas inopinadas e não normalizadas ou fornecidas por Chefes ou nutricionistas… Para ajuizar da perda desse direito, serão criados tribunais colectivos contituídos por um Juiz de direito Um chefe de cozinha maneirinho, uma nutricionista vesga e a D. Arlete, uma enfastiada de merda…
Ainda por cima, a tal imodestamente chamada “Alta cozinha”, não prova ser mais equilibrada que qualquer “farta brutos”…. É mesmo só peneiras…. Eles bem se esmifram, na imprensa coquete, por tentar passar por boa, as cozinhas de chefes. Internacionais que por seu lado se esmifram igualmente em criações siderais e ligações espantosas, e o que lhes vale é que as suas invenções nunca se irão massificar e por essa, que não outra razão, estranhamente, o negócio vai de vento em popa porque apenas é necessário que fique bem na fotografia… Quanto á freguesia, essa está garantida enquanto houverem novos ricos ton-tons e sedentos de algo que lhes confira assim como que uma certa aristocracia…. E para tal nada melhor que fazer coisas que apenas  as elites fazem…
O nosso amigo Tabefe, meu avoengo que conjuntamente com a Capuchinho Vermelho, terá dado origem à estirpe de Capuchas vermelhos, - conforme foi blogado no “ post”: “As aventuras do insuspeito João Tabefe….“ - Que não era homem para se deixar intimidar por essas estratégias que promovem aquelas comidinhas de nomes amaricados, em detrimento dos substanciais pratos tradicionais cujos nomes se dizem com a mesma facilidade com que se deixam comer… Seja por essa razão ou por outra qualquer coincidência, eu, seu descendente, brandimdo a colher de pau, contra os tachos só me saem coisas levezinhas, razão pela qual granjeei fama e proveito de cozinheiro de mão cheia E não um “unhas de fome” com a mania de atirar p’ro fino. Mas atenção…. Noutras finuras e aguçamentos… Peço meças ao mais pintado…
                 

                                António Capucha

                Vila Franca de Xira, Abril de 2011

Sem comentários: