Endereço do blogue........peroracao.blogspot.com

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

O "Jaquim"...


Nascimento do homem novo


Através de correio electrónico, tive noticias de um querido e velho amigo. Coisa tão agradável ainda reforçada pelo facto de me ter dito que era leitor assíduo deste modesto e despretencioso blogue. Não imaginam o prazer que isso me dá! Quem o conhece sabe quem é o Joaquim Alberto, Norte e referência para todos nós, os que de alguma forma conhecemos o 34. Foi a sua influência que forjou e temperou o nosso sentido de justiça. Centro e Alma viva do 34, o "jaquim" através do seu exemplo, deixou-nos um legado e o estofo do mítico "HOMEM NOVO": Nos mais simples actos da vida, a sua simples postura era um padrão de comportamento, fosse pela amizade autentica que tinha por todos nós,  mais novos que ele, tratando-nos como iguais, quando o não éramos. Fosse pela ternura com que tratava os menos capazes... Lembro ao acaso a ternura que sentia, visivelmente sentia, pelo pobre do Victor, que morreu cedo demais vitima do alcoolismo extremo. Sem paternalismos, mas também sem agressividade, era por este tipo de razões que ganhou o nosso respeito. Respeito que não era só da nossa parte, dos rapazolas, os mais velhos e gente "importante", respeitavam-o igualmente. 
Figura incontornável, deixou uma marca indelével na sociedade de Vila Franca. Os pomposos "importantes" da oposição ao regime de então, cá do burgo, renderam-se à espontânea autenticidade e riqueza da sua personalidade. Por detrás do seu ar de cigano e maltez, estava uma sólida cultura que não alardeava, mas que despontava nas mais pequenas coisas.
Amigo muito querido, que aqui recordo, estivemos juntos há dois anos numa festa da "naftalina". Tinham passado quarenta anos sobre esses tempos gloriosos. Que deixam saudades, não só porque era mais novo, possante, saudável e bonito, mas porque foi o tempo em que aprendi a ser o cidadão de que me reclamo. E aprendi com os melhores, se me permitem a veleidade....

                                   António Capucha

                 Vila Franca de Xira, 1 de Fevereiro de 2013

Sem comentários: