Endereço do blogue........peroracao.blogspot.com

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

O pirata da perna de pau....




Não sei o que me terá dado, mas o que é certo é que durante o período em que estive hospitalizado, me recusei a toda  qualquer actividade que me ajudasse a passar o tempo, passou pastoso e grosso de tal forma que senti todo e qualquer minuto a passar. Não sei, não consigo entender porque o fiz, mas fi-lo consciente de que iria sentir o peso de cada instante que passasse. Uma simples leitura de um livro, o computador para escrever e ver coisas na "net", ou ver filmes. Nada, até me irritei com a insistência das pessoas que achavam isso estranho. Reacção esquisita de facto. Não podia levar-me a qualquer parte, a qualquer resultado positivo. Mas o que é certo é que me trouxe são e salvo da maior provação que tive que enfrentar. E, muito importante, sem ressentimentos com as maleitas subsequentes. Não me distraí de qualquer coisa que me tenha acontecido. Senti o peso de tudo o que me fizeram e não restaram marcas. Que me lembre não verti uma lágrima que fosse, quando percebi que me tinham amputado a perna esquerda, pelo contrário o meu primeiro pensamento foi para me imaginar com uma prótese a caminhar em segurança. E estou cada vez mais perto de concretizar esse pensamento. Acidentes de percurso? Pois concerteza que sim! Esta deficiência faz-se notar com toda a violência de que é capaz. Mas não chegou para esmorecer o meu sonho. Voltarei a andar pelo meu pé, dê lá por onde der. . No Montijo até costumava brincar com o assunto dizendo que o mais complicado é que teria de comprar um papagaio para pôr ao ombro quando pusesse, a perna de pau. E tinha que aprender as canções de piratas sem esquecer a pala no olho. Porque cara de mau já eu tinha.    

                                      António Capucha

                    Vila Franca de Xira, 5 de Fevereiro de 2013

Sem comentários: