Endereço do blogue........peroracao.blogspot.com

sábado, 17 de novembro de 2012

O Manuel António....




O Ramelas voltou à pequena vila onde cometera a suas vilezas, já aqui relatadas num "post" de seu nome justamente: "O ramelas", publicado a uma Terça Feira, 20 de Setembro de 2011. Pois assim é o Ramelas voltou, mantém o cabelo seboso e o ar de facínora que sempre teve, só que em vez do capuz e da parka sebenta e os ténis rotos, trazia um boné na tola, uma farda de GNR impecável, divisas de cabo e botas de montar. Era a imagem da autoridade.... No entanto, fora desse aspecto exterior, dançava-lhe dentro do bolso das calças uma ponta-e.mola com cabo de madre-pérola branca e lâmina assassina de cinco polegadas. 
Cruzou-se com o Zé grande, e com um sorriso provocador, rosnou: então bons dias, Zé.  O Zé que não o tinha reconhecido naqueles preparos, returquiu qualquer coisa, sem saber bem o quê. É pá, não me conheces? 
O zé fez um óh de espanto, Mas tu... Tu és o Ramelas.... 
'Pera lá, mais devagar....  Sr. Cabo Manuel António, se faz favor.....
Sim claro está bem.... Então que é feito?
Olha acabei o curso da GNR, e fui aqui colocado O Artur reformou-se e eu venho ocupar-lhe a vaga, sou  o novo chefe da esquadra.  
Bom então até mais ver, diz, cordial, o Zé Grande. No entanto ficou de alerta surpreendido por tão inusitada revelação. "Nã" ali havia "estória"!! E havia mesmo, o que o velhaco do Ramelas não lhe dissera é que ele também era agente da PIDE, e tinha sido ali colocado por conhecer as pessoas e o terreno para acabar com o que era suspeito haver lá na Vila, uma célula dos comunistas que estavam a organizar os assalariados agrícolas e a multiplicar greves umas atrás das outras. O Sr. Presidente do Concelho, já estava a ficar preocupado com a situação.... 
Mas o Ramelas, velhaco e cobarde como era, tinha outras prioridades entre as quais a primeira seria vingar-se do Zé Grande.... Então simulando um trabalho de investigação, tornou claro, o que era escuro e acusando o Zé Grande de ser o controleiro da célula comunista, manda prende-lo. Nada mais falso .... O Zé Grande era um bom rapaz e nada parvo, mas não era mais nada a não ser isso. Como os superiores do Ramelas também eram ao seu estilo e da mesma qualidade dele, não questionaram.... Só que resultados disso, ZERO.... A célula que de facto existia continuou activa e operante e as greves não paravam....
Mas o pobre do Zé Grande, lá precorreu o Calvário todo que calhava a todos os presos políticos do País. Foi presente ao Tribunal Plenário, e julgado por supostos crimes que aliás não houvera cometido. Parece que é miragem, mas essas coisa aconteciam mesmo, eram mesmo Juizes que presidiam aos tribunais plenários, mais ou menos os mesmos em quem agora temos que entregar a justiça deste País. Bom, mas adiante, o nosso amigo Zé Grande foi óbviamente condenado, e preso na Prisão de Peniche. 
A podridão do regime era de tal ordem que, o 25 de Abril se deu passado nem um Mês. E o nosso Herói foi libertado, bem como todos os presos políticos, como se sabe. E hoje sim, é Comunista, sim senhor, activo e operante.... E claro continua a ser um bom rapaz e é amigo pessoal deste vosso amigo e escriba deste blogue.

                                            António Capucha

                   vila Franca de Xirs, 17 de Novembro de 2012 

Sem comentários: