Endereço do blogue........peroracao.blogspot.com

domingo, 4 de novembro de 2012

Salto em frente....



Depois de uma sopa de cação, um Havano legítimo arredonda-me o palato, mata-me saudades. o fumo fica-me na boca a rebolar e curtir sabores e espalha pela casa um cheiro agradável... Só más línguas se atreverão a desdizê-lo... Falta um bom conhaque, mas isso sim, iria colidir com os níveis de glicémia convenientes. Sei que há limites e respeito-os... Sob que ângulo fôr que veja as coisas, esta verdade repete-se imparável... Mais do mesmo, não!!!! Outro ano como o anterior, não sei o que daria... É melhor não experimentar. Quanto mais não seja por respeito a toda a trabalheira que tive para recuperar a sanidade que hoje tenho, e da qual muito me orgulho. Logo pela manhã, saí de casa "maila" minha cadeira de rodas, e fui guardado à vista, e apenas à vista, pela senhora de origem espanhola. E tal como previ, fui serenamente até ao café mais próximo e voltei. Presisando apenas dela , da senhora espanholada, para vencer a pequena ladeira que antecede a nossa Alameda. Estou convencido que se continuar a puxar pelo coirão desta forma, até isso um dia será canja de galinha. E o cenário, meu Norte, de ter a perna de pau, o papagaio ao ombro, e a pála no olho, esta apenas adereço, está mais à vista que nunca... E ando já a aprender as cantigas e modos de pirata. Se tiver alguma dificuldade neste particular, volto para o Montijo, onde o André, pirata de sempre, veterano de mil pilhagens, por certo mas ensinará. A propósito, um abraço para o pessoal do Montijo.... Meus mestres, meus amigos.... A Catarina, menina bonita, ensinou-me tudo menos a sua beleza. Porque não se pode ensinar.... Mas deu-me tudo, para poder e saber, viver com a minha fealdade.... As tardes na sala das Martas, e o Claudio, o companheiro Francisco, o sorriso pronto e fácil da Rute, que lindos olhos senhora....  E da Paula....  Todos, tantos que recordo mas cujos nomes se escapuliram desta memória que já teve melhores dias, fizeram-me descobrir esses outros "eus" que viviam recalcados. Um beijo queridas meninas e amigos. Hoje é dia de celebrar vitórias.... Por isso vos recordo a todos os que fazem parte delas.... Até a D.ª Teresa, que apesar de desaparecida em parte incerta sem deixar rasto ou contacto, o que me deixa pendurado, teve a sua quota parte neste salto que estou em condições de dar.... Em frente já se vê..... Que p'rá frente é que é Lisboa.... 

                                       António Capucha

                  Vila Franca de Xira, 4 de Novembro de 2012

1 comentário:

Marta Santos disse...

Força amigo Capucha... Nós cá no Montijo também o recordamos com muita saudade.. Venha nos visitar que cá o esperamos com o mesmo carinho de sempre!! Beijinhos grandes

Marta Santos