Endereço do blogue........peroracao.blogspot.com

sábado, 10 de novembro de 2012

Vamos às mercas.....




Manda o ritual dos Sábados em casa, umas voltas ao mercado municipal - não confundir com mercados financeiros - onde as varinas não são Merkel's, e a charcoteria é de primeira e baseada em produtos do nosso Alentejo, mas não só, e o talho de carne de porco e enchidos, magnificos, é do Calçada.... 
Hoje uns maraus, rapaziada bravia, que não se entrega, que passam as manhãs de Sábado, a beberricar fininhos e a mastigar sandes de febras, também conhecidas por: bifanas. Hoje, dizia eu, resolveram pagar-me um copo, que não, não me faz mal, posso comer e beber de tudo, apenas não posso abusar de nada, como todos nós, disse ao jeito de filosofar. Fizemos uma saúde, e separámo-nos. Eram horas de almoço. Companheiros foi um prazer, gostei de os ver. Põe-te bom pá... Estou bom.... Isto vai amigos, cuidem-se.... 
Afinal gosto de mercados, este pelo menos é bonito, com os seus paineis de azulejos e a sua arquitectura característica. Local de trocas comerciais, permutas culturais e celebrações de identidades. Tudo num hectare bem medido. É um ritual que cumpro com prazer este de celebrar a minha "vilafranquice".... Depois um cafézinho numa das suas esplanadas, e está feito..... Não há nada melhor que estas peregrinações. 
Bom fim de semana......

                                               António Capucha

                       Vila Franca de Xira,10 de Novembro de 2012

Sem comentários: