Endereço do blogue........peroracao.blogspot.com

quinta-feira, 30 de maio de 2013

De Ícaro a Tântalo.....




A vida decorre plácida e serena, tão cálida e caldosa, como quase sempre. A receita segura para criar ansiedade, contam-se os minutos, indo sabendo o que cada um nos trouxe ou reservou, Isto é: Nada de novo..... E quando algo fora do comum acontece extingue-se num ápice, como um foguete de emoções. Ora, como estão as coisas. Sou bem ou mal amado. Amo eu o que é devido? Fico aquém, ou vou além das espectativas, ou do que de mim se espera. No que a mim me toca, estou permanentemente aquém do que espero de mim próprio. Do que os outros de mim esperam, só posso tentar adivinhar, e tentar enganar a ansiedade de não ter certezas... Parece-me uma receita segura para velejar pelo rio da vida sem adornar demasiado ou naufragar. Se o que sabemos seguramente sabido, já nos trás a alma aquecida, não há que exigir mais que isso. Querer mais que isso, seria  desafiar os Deuses a castigar-me como fizeram a Ícaro, que se aproximou demasiado do seu insane objectivo que era o Sol, e derreteu a cera que unia as penas das suas asas e caiu do Céu desamparado. Ou como a Tântalo, que foi punido a viver num vale fértil com muita água, mas condenado a que ela recuasse quando ele, cheio de sede, se aproximava, e o mesmo sucedia com os frutos que saíam do seu alcance quando ele os tentava colher. Sem querer entrar na discussão sobre se há ou não Deuses, acredito que é isto que acontece a quem quer demais da vida.... Tudo se esvai por entre os dedos.... E seremos nesse caso eternos condenados à infelicidade.... 

                                                  António Capucha

                                  Vila Franca de Xira, 30 de Maio de 2013

1 comentário:

Paula disse...

Beeemmm...Hoje deu.te para o sentimento!!!