Endereço do blogue........peroracao.blogspot.com

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Sonos trocados....




Depois de fintar o AVC, a paragem renal, a paragem hepática, as paragens cardíacas e sabe-se lá que mais, foi o longo arrastar por enfermarias de hospital. Sem sequelas que me importunassem tive mais do que tempo de pôr o sono em dia, isto a pontos de trocar os sonos como os bébés. E é, exactamente isso, que está neste momento a acontecer. Dormi uma boa parte da tarde d'ontem aqui sentado, e quando a noite chegou, sono viste-lho!!!! Após duzentas e cinquenta e nove voltas na cama, resolvi vestir-me e vir para a sala. bebi um café daqueles da Nespresso, (o negro ristreto), sempre muito bom, passe a publicidade, e aqui estou agarrado à enchada a cavar o pão nosso de cada dia.... 
Quando era um rapaz mais activo, adormecia facilmente. A minha mulher dizia a propósito disso que ainda ia a meio da viagem para a almofada e já dormia como um anjinho. Com a aproximação da velhice, veio a perda dessa faculdade. Como diz o amigo Afonso Dias, na sua canção dos Velhos: ..... Ai muito custa à noite adormecer..... Deve ser isso... Um gajo vai para velho e custa-lhe a adormecer.....Só há que aceitá-lo e seguir em frente. Nada de resistir ou inventar, quando se trata de um processo natural, não adianta improvisar. Em matéria de resistrir e inverter processos naturais, já dei que chegue e sobeija ainda material para me deslumbrar. E é que cada dia que passa mais deslumbrado fico com o facto, e sobretudo a forma, como ultrapassei a panóplia de panes que atravessei durante o Coma.... Somos uma máquina maravilhosa e misteriosa..... Estive clinicamente morto por diversas vezes, ao que me dizem, e não me sobra uma sequela que seja, dessa devastação.....
Aliás, em alguns aspectos, parece que meti pilhas novas....É frequente que médicos que não me seguiram durante esse periodo, olham p´rá ficha clínica e olham p'ra mim como quem diz: Deves ser cá um artista!!! Mas acho eu, que deve ser é, das colheradas de óleo de fígado de bacalhau, que me davam quando era puto.... Era cá uma zurrapa de respeito.... Blhack!!!
Áh.... É verdade, hoje é dia de levar a Senhora de Fátima a dar uma voltinha.... 

                                 António Capucha

                  Vila Franca de Xira, 13 de Maio de 2013

Sem comentários: