Endereço do blogue........peroracao.blogspot.com

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Faz hoje e por esta hora, sessenta e tês anos, que....



Faz hoje e por esta hora, sessenta e tês anos, que, calculo, a D. Maria,  minha mãe, estaria ainda dorida do esforço do parto, a dar serena as suas ordens, ao atarantado Sr. Armando, meu pai, e a todos os que estavam em casa para ajudar ou simplesmente dar ânimo.... Suponho por exemplo ter estado presente um Padre Italiano, muito íntimo da família, do qual restam apenas umas poucas fotos dele com um frango esfolado ao colo, que era eu....  Esperava-se uma menina, porque o primogénito "havera" sido macho, o mano velho.... De modos que eu cheguei a ser vestido de menina e vi gabadas as minhas pernas que eram tão perfeitinhas. E lacinhos no cabelo, pois claro. Rezam as crónicas da família que eu tinha farta cabeleira e por azar a minha irmã, que me sucedeu, na ordem de nascimento, essa sim, era uma menina, mas raio de galo, era careca como a palma da minha mão, então a Sr.º D.ª Maria, não entrou em pânico, colava-lhe os lacinhos da ordem com adesivo na tola....  
Já perceberam por certo que hoje faz anos, este rapaz inspirou a primeira golfada de ar, exactamente sessenta e três....Estes já ninguém me tira...  
Depois de muitas peripécias, cá fui chegado.... Posso quase dizer, como o pescador calão da Nazaré qua D.ª Lénia conheceu:  Não ma' limpaste .... Já não m'alimpas....  Isto gritava ele p'ró Mar  que lhe virou o barco ainda antes de vencer a rebentação....Coitado ele só precisava de mostrar aos outros que ele queria pescar, o Mar é que não o deixava.... Calão, não senhor, azarento... 
Tal como eu... Tal como eu.... 

                                      António Capucha

                         Vila Franca de Xira, 23 de Maio de 2013

Sem comentários: